Buscar
  • Ferromil

Quais são os tipos de solda que existem?

É muito importante que você conheça quais são os principais tipos de solda.

Afinal de contas, é por meio desse conhecimento que você poderá escolher a melhor solda possível para cada situação.

A Solda a Arco Manual é, sem dúvida alguma, um dos métodos mais antigos que são utilizados para a soldagem. Ela ainda é muito utilizada dentro de metalúrgicas, indústrias automobilísticas, siderúrgicas e mineradoras em geral, mesmo não sendo o tipo de soldo mais moderno. No seu processo são utilizados um arco e o aço inoxidável para a solda, embora seja possível realizar a união com outros tipos de materiais.


Soldagem MIG/MAG. Uma das grandes vantagens desse tipo de solda é que o seu processo é semiautomático, o que garante um grande ganho de produtividade e qualidade em todos os trabalhos. Já o termo MAG representa o contrário, isto é, quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.


A Solda TIG pode ser usada em quase todos os metais existentes e, o melhor de tudo, é que ele pode gerar uma solda limpa, sem nenhum tipo de fumaça tóxica e com uma alta qualidade, o que é muito importante tanto para a solda quanto para quem está operando ela. Então para poder fazê-la da maneira certa será preciso ter uma boa experiência a respeito do que se está fazendo.


Soldagem com Arame Tubular é uma das mais conhecidas atualmente, principalmente por ser um dos métodos mais rápidos de solda.


A Soldagem com Eletrodo Revestido é indicada para trabalhos com o aço, onde os ingredientes da solda vão formar um revestimento que cria uma massa metálica praticamente homogênea. Essa massa é aplicada sobre as varetas metálicas e em seguida o revestimento de uma das pontas é removido para permitir o contato elétrico entre peças.


Soldagem Oxigás utiliza a energia gerada pelo calor para fundir os materiais.

Após o resfriamento do metal, ele acaba se solidificando e formando uma ligação entre os materiais que foram soldados. Essa é uma soldagem mais conhecida popularmente, pois acaba sendo bastante utilizada devido a sua simplicidade.




0 visualização0 comentário